segunda-feira, 9 de junho de 2014

A Pior Banda do Mundo




A Devir acaba de reeditar os três primeiros números d’A Pior Banda do Mundo (O Quiosque
da Utopia, Museu Nacional do Acessório e do Irrelevante e As Ruínas de Babel.), reunidos num único volume de capa dura.

Obra incontornável da moderna banda desenhada portuguesa, tem como actores principais Sebastian Zorn (saxofone, líder da banda e serrilhador de selos), Idálio Alzheimer (teclas, verificador meteorológico), Ignacio Kagel (contrabaixo e fiscal municipal de isqueiros) e Analole Kopek (bateria e criptógrafo de segunda classe).

Os quatro músicos formam a pior banda de Jazz do mundo, que ensaia desde há três décadas na cave de uma alfaiataria encerrada, e que nunca foi contratada para tocar.  

Mas este é apenas o ponto de partida para uma viagem delirante onde personagens de profissões e actividades e situações estranhas como um compositor de música para telefone, Herman Zeitgeist, discípulo de Dimitri Sikorsky que dedicou toda a sua vida a compor uma música que já existe, Júlio Katchor, coleccionador de senhas de atendimento, o jornalista Evaristo Gulag que complementa o seu salário com a redacção de bilhetes de despedida para suicidas, Eduardo Kaspel, criador da Fundação para o Recuo da Ciência, Bernardo Zatopek, assessor do Ministro da Economia que descobriu que se toda a população activa dormisse em média 7 horas por dia em vez de 8, o produto interno bruto aumentaria 11%, Devries, a dona de casa que descobriu acidentalmente a lei que diz que «se por acidente se carregar simultaneamente em duas teclas da máquina de escrever, é sempre a letra que não se deseja que atinge o papel», etc. etc. etc.

Imaginação e criatividade esfusiante, absurdo e surrealismo, humor e delírio servidos por um excelente e original desenho: A Pior Banda do Mundo e José Carlos Fernandes (argumento e desenho) são a obra e o autor-desenhador nacionais mais premiados de sempre. Reedição obrigatória para quem falhou as edições originais (1998 – 2006) d'A Pior Banda do Mundo.

PS: Absurdo? Delírio? Alguém ouviu falar de um fiscal municipal de isqueiros? Ou de um primeiro-ministro que quer empobrecer os cidadãos e os aconselha a emigrar? Bah! Material para novos capítulos…

A Pior Banda do Mundo, José Carlos Fernandes, Devir, 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário