segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Guerre à Gaza

Guerre à Gaza (The War at Gaza no original), é de 2024 e está desactualizado, porque foi publicado ainda na época Biden, e pretendia também desmascarar o suporte dos democratas a Netanyahu. Mas, apesar dos declarados objectivos genocidas  da política de Israel, nenhuma mente saudável conseguiria imaginar a dimensão do horror da política de extermínio que os palestinianos estão a viver, mais de um ano depois.

Joe Sacco nem por um momento suporta as acções terroristas do Hamas, e torna isso claro desde a primeira página deste livro, mas ele sabe, desde há muitos anos, que Israel é o agressor.

Joe Sacco é o autor de uma BD militante, e tem utilizado o seu lápis para contar histórias da guerra da Bósnia, do Iraque, e da Palestina - e ele tem sido uma voz lúcida e insistente na luta pela Palestina -, mas também histórias da 1.ª guerra mundial ou da construção da  América (a América dos «pobres»: chronicling life in poverty in different parts of the United States.).

Joe Sacco não se engana e ele sabe sempre de que lado é preciso estar. Este opúsculo de 32 páginas foi feito com a intenção de intervir e denunciar os crimes de Israel em Gaza, e os royalties revertem para organizações caritativas de Gaza.

Guerre à Gaza, Joe Sacco, Futuropolis, 2024



 

   

 

Sem comentários:

Enviar um comentário