sábado, 1 de março de 2014
O Perseguidor
No ano em que se celebram 100 anos do nascimento (e 30 anos do desaparecimento) de Julio Cortázar, um dos mais importantes escritores do século XX, a homenagem da Fundação Saramago e da Casa da América Latina faz todo o sentido.
No espectáculo do São Luiz foram lidos excertos de O Perseguidor por José Rui Martins (Trigo Limpo – Teatro ACERT), conto onde Cortázar homenageia o saxofonista Charlie Parker.
A música de Charlie Parker interpretada pelo Quarteto de Carlos Martins serviu de pano de fundo à leitura, que foi também ilustrada pela projecção de imagens retiradas do trabalho do desenhador José Muñoz.
Para um espectáculo que se poderia esperar monótono, a leitura de José Rui Martins, que se movia entre vários espaços no palco, foi bastante dinâmica, e o contraponto com a música de Carlos Martins muito eficaz.
O conto O Perseguidor pode ser encontrado em língua portuguesa na colectânea Blow-up e outras histórias (Portugal) e As Armas Secretas (Brasil).
Existe, pelo menos publicado em francês - a versão que conheço -, uma edição magnífica sob o título de L'Homme À L'Affût onde o texto é ilustrado pelos desenhos de Jose Muñoz.
(A propósito desta recolha, um dos outros contos - Blow Up -, inspirou Michelangelo Antonioni para o argumento do filme com o mesmo nome.)
São Luiz, Jardim de Inverno, 12 de Fevereiro 2013, 18.30
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário