quinta-feira, 10 de abril de 2025

O regresso do Tonho

 

O Gato Escarninho acaba de saber que o Tonho vai regressar ao Asterix. Mais de 50 anos depois de uma breve aparição em «O domínio dos deuses» («Le domaine des dieux», 1971), ainda pela mão de René Goscinny e Albert Uderzo, o poeta que não sabia cantar vai regressar.

O Gato Escarninho aguarda ansiosamente pelo regresso do Tonho.

Para quem não conhece, aqui fica a única aparição de um lusitano no universo Goscini/ Uderzo (e que eu saiba, até hoje).




O Horror!

"Há mais de um mês que não entra uma única gota de ajuda em Gaza. Nem alimentos, nem combustível, nem medicamentos, nem bens comerciais. Enquanto a ajuda está a secar, as comportas do horror reabriram"
António Guterres

"Israel pode fazer uma limpeza étnica em Gaza se a comunidade internacional não intervier"
António Guterres




É disto que se trata: limpeza étnica, o mais puro horror, o que Israel está a fazer aos palestinianos; é o genocídio pelas bombas, pela fome, pela sede e pela doença.

É o genocídio que a humanidade vive, e que pensaríamos nunca mais ser possível depois de 1945. É o genocídio que acontece perante a passividade cúmplice da comunidade internacional.

E não vale a pena inventar desculpas: sim, o Hamas é um movimento religioso fanático e terrorista, mas é Israel que o alimenta: porque os palestinianos foram e são todos os dias espoliados e mortos desde há décadas; mulheres, crianças, velhos, médicos e enfermeiros e jornalistas inocentes. Mais de 50.000 pelas bombas e várias vezes mais pela fome e pela doença, e muitos mais 50.000 morrerão nos próximos tempos.
Sim, o objectivo de Israel é mesmo o extermínio dos palestinianos. É o regresso da solução final, 80 anos depois. 

Perdoem-me o desabafo, mas eu não posso compactuar com o terror com o meu silêncio.