quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Uma aventura com o meu filho (4) - Museu Nadir Afonso




Dedicado ao pintor Nadir Afonso, com projecto arquitectónico de Siza Vieira, o museu – acabado de inaugurar - foi outro momento alto da minha viagem com o Afonso.
Elegante e engenhoso, o Museu Nadir Afonso ergue-se alvo junto ao Rio Tâmega, sobre estacas - paredes com rasgos de figuras geométricas que parecem brincar com as telas do pintor. Três salas de exposição de generosa dimensão, uma principal em rectângulo, uma segunda em corredor de comprimento igual à sala principal e uma terceira de forma irregular, de pé direito muito alto, jogando com a iluminação aqui artificial, ali natural, discretamente, parecendo abdicar de si enquanto objecto artístico, dirigindo todo o enfoque para as pinturas.
O museu impressiona também nos detalhes. Siza Vieira é um perfeccionista, é sabido. Mas a perfeição leva-o a controlar todos os detalhes, desde o mobiliário ao ar condicionado, dos materiais ao acessório. Muito do que o público pode ver não lhe é perceptível, e apenas se sente na naturalidade com que se impõe. Da subtil inclinação dos mármores dos acessos (que orientam as águas pluviais e que só os olhos dos arquitectos percebem) aos puxadores das portas, das janelas que se abrem para aquelas árvores à iluminação e ao sistema de segurança, e da janela de mais de duas dezenas de metros da sala lateral sem uma única coluna a sustentá-la – uma genial peça de engenharia que evoca a Pala.
Foi possível ainda visitar uma parte do museu reservada, escritórios e salas de ocupação diversa, e uma residência concebida para ocupação do artista, infelizmente terminada já após o seu falecimento, mas que permite acolher um artista, durante um largo período, em excelentes condições.
Com umas largas dezenas de obras de Nadir Afonso expostas, e muito mais guardadas em sala reservada, a exposição actual permite várias leituras – temáticas ou históricas - da vida e arte do pintor.
O museu é um must. Longe dos circuitos do turismo de arquitectura, o Museu Nadir Afonso merece uma visita prolongada, pelo extenso espólio do pintor, mas também pela obra única que é a obra arquitectónica de Siza Vieira. 

Sem comentários:

Enviar um comentário