sábado, 13 de agosto de 2016

A Garagem Hermética





Sexto volume da colecção de novelas gráficas do Público, A Garagem Hermética de Moebius é um dos grandes momentos da banda desenhada dos anos 70.
Surrealista, diríamos, a Garagem Hermética constituiu um choque para os fãs do desenhador Gir – Jean Giraud – que há mais de uma década assinava o desenho hiper-realista de Lieutenant Blueberry - Tenente Blueberry em português. Publicado a partir de 1976 e até 1979 na revista Métal Hurlant, o alter-ego de Gir revelava-se uma surpresa, no desenho, muito mais estilizado, e na narrativa e na história, irregular e caótica. A história foi aliás improvisada, ao sabor do tempo, com personagens que aparecem e desaparecem e que eventualmente são recuperados, com situações e lugares retirados da ficção científica ou de um qualquer imaginário fantástico e raramente coerente, numa sequência com tanto de confuso quanto de delirante. 
A colaboração com a Métal Hurlant já tinha anteriormente dado frutos com a publicação de algumas curtas histórias de Arzach, e viria a ter outros grandes episódios com a colaboração do argumentista Jodorowsky na série de fc-fantástico L’Incal (O Incal, também publicado em Portugal em várias histórias).
A preto e branco no original (ao contrário das histórias de Blueberry que eram luxuosamente coloridas), A Garagem Hermética foi posteriormente colorida e teve uma edição portuguesa (com alguns problemas de impressão na cor) da Meribéria nos anos 90. Respeitando o original a preto e branco, esta edição, sem desmerecer, acusa também um problema de impressão, algo esbatida, que atribuo ao facto de ter sido feita a partir de fotografia e não das pranchas originais. Este problema persiste também na edição da Valentina, embora nessoutra se não note tanto, mas já seja algo mais grave nalgumas edições da anterior série das novelas gráficas do Público, e em especial no fantástico Mort Cinder de Breccia.


A Garagem Hermética, Moebius, Novelas Gráficas II, Público/ Levoir, 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário